7/20/2010

TIM e o Fim dos Planos Ilimitados - Atualizado

No início da Internet, bem lá nos anos 90 quando eu ainda usava conexões discadas, a preocupação maior de um usuário era com o tempo que ele passava conectado. Horas de conexão significavam horas a mais na conta telefônica. Por conta desta limitação nem se pensava em conceitos como o de webmail. Era preciso estabelecer a conexão com o provedor e somente então usar seu programa de e-mail preferido para enviar as mensagens que haviam sido escritas off-line e receber as que estavam armazenadas no servidor. MSN?? Nem existia. No máximo usava-se o ICQ, mas sempre prestando atenção no tempo.

Posteriormente, com a chegada das conexões utilizando banda larga, essas limitações foram sendo esquecidas aos poucos, principalmente nos grandes centros. Não que os problemas tenham acabado; longe disto. Mas agora são outras. Traffic shapping, total de trafego mensal e velocidade abaixo do contratado são apenas alguns.

Recentemente a operadora TIM anunciou o fim de seus planos ilimitados para conexão de dados 3G. Numa atitude que está deixando usuários e mídia especializada de indignados, ela está adotando planos que cobram a conexão por hora!

Mais do que uma rasteira no bom senso, como disse a Garota Sem Fio em seu post sobre o assunto, esta atitude mostra uma total falta de comprometimento com seus clientes e um foco estratégico voltado unica e exclusivamente para o lucro. Cobrar por tempo de conexão não é apenas um retrocesso em nossas vidas tecnológicas; é tentar tirar proveito da incapacidade do usuário de manter um registro preciso do tempo de suas conexões.

Eu sou um cliente TIM. Efetuei a portabilidade da Claro para esta operadora apenas por causa de seu plano de dados ilimitado. Como usuário de iPhone, eu não quero me preocupar com a quantidade de megabytes consumidos, exatamente porque é muito difícil manter registro dos dados consumidos.

Agora... Se isto já era difícil, imagine ficar contabilizando cada segundo de conexão que meu aparelho gastou para baixar e-mails, acessar twitter etc.

Ridículo. Revoltante. Absurdo.

UPDATE: Em mais um review negativo, o site Gizmodo também comentou a extinção dos planos ilimitados da TIM.

São fornecidos mais detalhes, tais como:

- somente planos de mini-modems serão extintos (por enquanto)
- quem já possui um plano não precisa se preocupar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mova-se: