3/20/2010

Video Panorama: como fazer uma foto panorâmica a partir de um filme

O nome deste aplicativo para iPhone me chamou a atenção. Ao ler a descrição eu fiquei tão curioso que acabei comprando para poder testar, já que não há nenhuma versão free ou trial disponível e ela custa apenas U$1,99.

Ele consiste basicamente em transformar um video em uma foto panorâmica. Ou seja, você faz um pequeno filme de, por exemplo, uma paisagem que gostaria de capturar numa única foto e o aplicativo faz isso para você. Ele extrai vários fotogramas e depois trata de alterar brilho, contraste, saturação e encaixa-os todos de forma a montar uma foto.

O processo pode ser feito tanto na horizontal, quanto na vertical, mas até agora só o testei na horizontal.

A primeira tela que aparece quando você inicia a app é mostrada na imagem seguinte.


O uso desta app é realmente muito simples. Existem apenas três opções: escolher um vídeo para ser transformado, gravar um vídeo para ser transformado ou configurar.

Para transformar um video que você já tenha filmado antes, escolha a primeira opção. Realmente não sei como funciona, pois não possuo nenhuma gravação antiga que deseje transformar numa panorâmica. Esta opção pode ser interessante se você possui alguma outra app de gravação, talvez com efeitos especiais. 

Para gravar um novo vídeo, escolha o ícone do meio e você verá uma tela como a seguinte, contendo um desenho tipo jogo da velha no centro da tela. 



Toque no botão com a luz vermelha apagada e ela acenderá indicando que a gravação começou. Mova o iPhone de um lado a outro (todas as vezes eu gravei da esquerda para a direita) de forma a filmar toda a paisagem ou cena desejada. 

Após filmar tudo, toque novamente no botão com a luz vermelha e ela se apagará indicando que a gravação foi terminada. Nesta hora você tem três opções: tocar no botão azul que diz "Use" para usar o filme que acabou de fazer, tocar no ícone de play para ver o filme ou tocar no botão "Retake" para fazer um novo filme. 

Para desistir de filmar é preciso sair do programa, usando a telca Home, ou iniciar uma nova gravação e tocar no botão "Cancel" que aparece quando se está filmando. Este parece ser o único grande problema com a interface da aplicação que eu tenha encontrado até agora. Não é possível desistir de uma filmagem depois de feita, a não ser que inicie uma nova e toque em "Cancel".

A transformação começa quando se toca no botão "Use" e a tela que é exibida é esta.


Conforme o vídeo é analisado, os fotogramas são colocados na parte de cima da tela. A qualquer momento é possível interromper o processo tocando o pequeno círculo com o "X" dentro.

Como resultado, é apresentada uma tela com a foto panorâmica gerada e algumas opções.


Toque no ícone com o envelope e a app montará um e-mail com a foto para que seja enviada a outras pessoas. Toque no ícone do disquete e ela será gravada no Rolo da Câmera do seu iPhone. Toque no ícone da lata de lixo e ela será apagada. Preste atenção aqui, pois se tocar várias vezes no disquete, serão gravadas várias cópias e se você tocar na lata de lixo depois de ter salvo, a foto não será apagada do Rolo da Câmera.

Para escrever esta tentativa de tutorial, eu fiz uma panorâmica do meu quarto. 




Este teste foi feito de propósito com diferentes iluminações e diferentes tons predominantes de cor. É possível ver como isso não deu certo, pois um lado da imagem está com boa iluminação e boas cores enquanto o outro lado está horrível. Portanto, preste atenção ao gravar um filme para ser usado como fonte para uma panorâmica. Tente garantir que o lugar está iluminado igualmente, com a mesma temperatura de cor.

Dois excelentes resultados que posso mostrar são as panorâmicas que fiz das instalações da nova empresa onde trabalho e a paisagem da janela.




Ainda preciso testar se filmes realizados movendo o iPhone mais lentamente geram imagens de melhor qualidade, mas no fim das contas, a aplicação vale a pena. Ela é muito fácil de usar, é barata e gera panorâmicas que podem ser importadas e anexadas junto às suas fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mova-se: