3/29/2010

iPad, Flash e a Revolução nos Sites

Um dos efeitos mais interessantes do lançamento do iPhone foi, durante os dois últimos anos, a grande quantidade de sites que foram reformulados, ou até mesmo ganharam versões específicas, para serem visitados nele. Não só em relação ao visual, mas muitos adicionaram funcionalidades e usabilidade para torná-los mais amigáveis às telas multitouch.

Agora, com a aproximação da data de disponibilidade do iPad para o público, algo parecido está acontecendo com alguns sites. Não em relação ao formato da tela ou a funcionalidades multitouch. Muitos estão adaptando seus conteúdos de forma a abandonarem o Flash e passar a utilizar HTML5. Principalmente para exibição de vídeo.

É claro que a mudança está fortemente ligada ao público alvo de um site. Se é esperado que a maioria seja usuária de iPhones e iPads, a mudança é necessária. Caso contrário, dependendo do site, ele ficará inutilzável.

A razão pela qual o iPad pode ter um efeito mais pronunciado na Internet do que o iPhone é simplesmente por sua tela maior. O desafio de exibir conteúdo na pequena tela de 3.5" do iPhone é maior do que produzir um site sem Flash. Já no iPad, as restrições do iPhone não existem; com isto, produtores de conteúdo podem não precisar de uma aplicação para distribuir seu trabalho. Em outras palavras, eles podem apenas adapatar ou criar um site.

E é por isto que o iPad pode ter um impacto mais pofundo na Internet; principalmente se a Apple conseguir vender um bazingagillion desses brinquedinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mova-se: